OPCTJ é parceira no evento Seminário de Turismo Militar’21

A Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) é parceira no evento Seminário de Turismo Militar’21.

No próximo dia 22 de outubro, será realizado o Seminário de Turismo Militar’21, no Convento de Cristo, em Tomar, organizado pela Associação de Turismo Militar Português (ATMPT) em parceria com a Câmara Municipal de Tomar, o Techn&Art – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, do Instituto Politécnico de Tomar, o Convento de Cristo e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal. Este evento conta, ainda, com o apoio de vários parceiros locais, além da OPCTJ: a Associação Thomar Honoris, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria e a empresa TEMAHOME.

A manhã conta com uma visita ao “Convento Templário”, em que os participantes são acompanhados por algumas das áreas menos visitadas ou menos conhecidas do castelo/convento, onde terão o privilégio de conhecer este magnífico a história e este património templário. A visita terá início junto à Porta do Sol do Castelo Templário.

Durante a tarde, no Scriptorium do Convento de Cristo, o evento conta com a apresentação dos projetos da ATMPT e com a apresentação do início do projeto INSIGNIA, que se associou a esta iniciativa (financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito da Unidade de I&D Techn&Art – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, com a referência UIDB/05488/2020 e UIDP/05488/2020). O dia termina com uma sessão de debate em “mesa-redonda”, com um conjunto de profissionais das áreas do Turismo, da Cultura e do Património, que vão abordar o tema “Turismo Militar em Portugal – desafios, exigências, expetativas”. A entrada para o seminário deverá ser feita pelo Pátio dos Carrascos (estacionamento limitado aos oradores convidados e organização).

Tendo em conta o número limitado de lugares disponíveis na sala, o seminário terá transmissão em direto nos canais digitais da ATMPT, para quem esteja interessado em acompanhar.

Programa:

15H | RECEÇÃO AOS CONVIDADOS
15H30 | SESSÃO DE ABERTURA
Andreia Galvão – Diretora do Convento de Cristo
Pedro Machado – Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
João Coroado – Presidente do Instituto Politécnico de Tomar
Álvaro Covões – Presidente da Associação de Turismo Militar Português
Anabela Freitas – Presidente da Câmara Municipal de Tomar
16H | MESA-REDONDA: “TURISMO MILITAR EM PORTUGAL – DESAFIOS, EXIGÊNCIAS, EXPETATIVAS”
MODERADOR
João Pinto Coelho – Diretor da Viagem na História – Turismo Militar e Técnico Superior da Câmara Municipal de Tomar
ORADORES
Álvaro Covões – Presidente da Associação de Turismo Militar Português
Maria João Rocha – Subdiretora-geral de Recursos da Defesa Nacional
Helena Trigatti – Gestora de Projetos do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos, Turismo de Portugal, IP
Suzana Menezes – Diretora Regional de Cultura do Centro
17H45 | APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DA ASSOCIAÇÃO DE TURISMO MILITAR PORTUGUÊS
Lígia Mateus – Secretária-geral da Associação de Turismo Militar Português
18H | APRESENTAÇÃO DO PROJETO INSIGNIA
Célio Gonçalo Marques – Diretor do Techn&Art e Investigador responsável do projeto INSIGNIA
18H30 | ENCERRAMENTO

As inscrições para a visita acompanhada ao “Convento Templário” encontram-se já encerradas, por limitação do número de pessoas por grupo, assim como para o Seminário, que se realizará da parte da tarde, no Scriptorium do Convento de Cristo. No entanto, o Seminário terá transmissão em direto nos canais digitais da ATMPT. Poderá acompanhar através do seguinte link: https://www.turismomilitar.pt/live 

 

 

Partilha este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Pin It on Pinterest

Share This