“Dias Templários” realizou-se em Tomar

Nos dias 09 e 10 de outubro, Tomar recebeu “Dias Templários”, evento em que a Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ, a Associação Thomar Honoris e a Associação de Turismo Militar Português (ATMPT) se aliaram ao Município de Tomar, e contaram o apoio da União de Freguesias de Santa Maria do Olival / São João Baptista e da DGPC/Convento de Cristo.

O evento envolveu um acampamento militar templário e mercado medieval, um conjunto de atividades de animação histórico-cultural e entretenimento (colaboração Teatro da Meia Via), e atividades de esgrima histórica, arco e besta, mostra de ofícios e dança medieval, que decorreram ao longo dos dias.

No acampamento, contámos com a presença do Diretor do Museu da Ordem dos Templários (MOT) Manuel Furtado Mendes e da autora Paula Pinto Costa, que apresentou o livro “Templários em Portugal: Homens de religião e de guerra” (Manuscrito / Editorial Presença).

O dia contou, ainda, com a presença de vários convidados, nas áreas da história, cultura, património e turismo, que debateram em ambiente de tertúlia, a temática “Templários em Portugal: da História ao Produto Turístico-Cultural”. Além da Senhora Vereadora da Cultura do Município de Tomar Filipa Fernandes, o momento contou com os seguintes participantes:

 Abertura: Mafalda Nascimento | Secretária-Geral OPCTJ

Oradores:

  • Joana Lencart | Investigadora CITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Rui Ferreira | DGPC – Convento de Cristo
  • Luís Mota Figueira | Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar
  • Álvaro Barbosa | Diretor Emérito do Convento de Cristo (moderação)

Veja ou reveja os momentos vividos. Fique atento a novas datas!

O evento “Dias Templários” é uma marca registada e resulta da parceria entre as três associações promotoras da iniciativa. As várias edições deste evento são realizadas pelos territórios templários abrangidos pela OPCTJ, com o apoio dos municípios que acolhem o evento. Desta forma, é reproduzido ao longo do ano nas diferentes localidades onde a História e o património se cruzam com a Ordem do Templo, contribuindo para a consolidação da marca Templários e, portanto, para o desenvolvimento do turismo militar em Portugal.

Siga-nos em: https://www.facebook.com/diastemplarios/ 

Partilha este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Pin It on Pinterest

Share This