Património Templário Nacional

Castelo de Penha Garcia

Encontra-se incluído no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, UNESCO.

Castelo construído pela Ordem do Templo provavelmente no início do séc. XIV, sobre um outro mais antigo. Local estratégico na defesa da fronteira leste de Portugal, faz parte da linha de defesa do médio Tejo juntamente com outros castelos Templários. Da fortificação gótica fiel à morfologia do terreno, com afloramentos rochosos escarpados, subsiste a pequena cidadela, no topo do elevado maciço. 

O castelo apresenta planta retangular, com muralhas aprumadas e uma torre de menagem hexagonal, rematado em parapeito ameado e, interiormente, com dois sobrados. Juntamente com a muralha, sofreu obras para reforço das condições de defesa nos séculos XV e XVI, em que foram abertas as troneiras para adaptação às armas de tiro, e de um balcão a nascente, hoje inexistente. Também nessa fase teria sido construída a barbacã da porta e uma outra junto à povoação. Teria apenas uma porta de acesso em arco, a poente (para o pequeno pátio de acesso à torre de menagem, uma cisterna, e duas dependências), tendo-se aberto posteriormente outra porta, a nascente. Com duas linhas de muralhas intermédias, rematadas em parapeito ameado, possui quatro recintos progressivamente mais elevados permitindo o tiro vertical, por liças estreitas. Ergueram-se então edifícios de apoio, como um palheiro, um forno e um celeiro, com as armas reais sobre o portal. A barbacã inferior tinha a poente um baluarte cilíndrico, com duas linhas de fogo, uma junto à linha do terreno e a outra ao nível do adarve, formada por seteiras e troneiras cruzetadas. 

O castelo mantinha contacto visual com os castelos de Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Monsanto e Bemposta, todos da Ordem do Templo. 

Mais informação em:

UNESCO: http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/earth-sciences/unesco-global-geoparks/list-of-unesco-global-geoparks/portugal/naturtejo-da-meseta-meridional/ 

Monumentos.gov: http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/sipa.aspx?id=8482 

Município de Idanha-a-Nova: http://www.cm-idanhanova.pt/freguesias/penha-garcia.aspx 

Pin It on Pinterest