Património Templário Nacional

Castelo de Guimarães

O Conde D. Henrique, a quem tinha sido doado o condado portucalense, estabeleceu a sua corte em Guimarães. O castelo é representativo da identidade portuguesa: a fortaleza defensiva é o símbolo religioso, político e militar da criação de Portugal, no seguimento da obra dos Cruzados e posteriormente dos Templários. 

A sua construção inicial remonta ao tempo de Mumadona Dias, em meados do século X, com o fim de defender o mosteiro de Santa Maria de Guimarães dos ataques de muçulmanos e normandos. Apresenta uma arquitetura militar pré-românica de inspiração árabe do século XII e com apontamentos góticos resultantes de uma remodelação no século XIII. Em estilo medieval português, a sua disposição geométrica assume a forma de escudo, com planta pentagonal. Possui uma cerca reforçada por oito torres quadrangulares a delimitar a praça de armas e a torre de menagem ao centro do século XIV. As torres de flanqueamento terão sido adicionadas depois da fase românica. Sofreu ainda intervenções durante o reinado de D. Dinis, tomando a forma arquitetónica que conhecemos hoje. A mudança nas tácitas militares devido à introdução da pirobalística levou ao início de uma longa decadência da fortaleza. 

Foi prisão política no tempo do absolutista D. Miguel e no século XIX encontrava-se em ruína. A 19 de Março de 1881, em Diário do Governo, classificava-se o Castelo de Guimarães como o único monumento histórico de primeira classe em todo o Minho. Em 1937, iniciou-se o restauro, campanha conduzida pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no seu vasto programa de restauro e de celebração da Idade Média portuguesa, projeto do arquiteto Rogério de Azevedo. O castelo foi, então, inaugurado a 4 de junho de 1940, por ocasião das Comemorações do VIII Centenário da Fundação da Nacionalidade. Guimarães é o “berço de Portugal”.

DGPC: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/en/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70511 

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-mundial/portugal/centro-historico-de-guimaraes/ 

Monumentos.gov: http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/sipa.aspx?id=1060  

Município de Guimarães: https://www.cm-guimaraes.pt/pages/1458?poi_id=297 

Pin It on Pinterest